Araras recebe pela primeira vez evento internacional de divulgação científica


0
13

De 20 a 22 de maio, acontece, pela primeira vez em Araras, o Pint of Science, evento internacional de divulgação científica que, em 2019, será realizado em 24 países com o objetivo de compartilhar e debater o conhecimento científico de forma descontraída junto ao público de bares das cidades. Em Araras, a iniciativa tem organização do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, com coordenação da professora Tathiane Milaré, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME).

No dia 20 de maio, os temas abordados serão “A biodiversidade de abelhas no Brasil”, enfocando a importância desses insetos sobretudo no Brasil, considerado o maior detentor da biodiversidade de abelhas no mundo; e “Astronomia: de onde viemos e o que sabemos?”, com as recentes descobertas da área. Já no dia 21, haverá debates sobre o que é Ciência e sobre pesquisas desenvolvidas por mulheres, com a participação de cientistas que falarão sobre ressonância magnética funcional e microbiologia da fermentação alcoólica.

Por fim, no dia 22 de maio, o Pint of Science promove debate sobre as utilidades de um acelerador de partículas, com foco na construção do Sirius, sediado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, e que será o acelerador mais avançado do mundo, abrindo novas fronteiras para estudos em várias áreas do conhecimento, como Saúde, Agricultura, Arqueologia e Ciência dos Materiais. Também neste dia, haverá apresentação sobre Agricultura e mudanças do clima.

Os eventos serão realizados das 19 às 21 horas, concomitantemente em dois bares da cidade: Cevada Express Araras (Avenida Melvin Jones, 1.121, Jardim Nossa Senhora de Fatima) e Rota 330 Street bar (Rua Frederico Ruegger, 261, Jardim Cândida). Como forma de valorizar e divulgar a Ciência desenvolvida localmente, a maioria dos palestrantes atua em Araras ou em cidades próximas, como Campinas, Rio Claro e São Carlos. A programação completa, com detalhes sobre os palestrantes, está disponível no site.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, que paga apenas o que consumir nos locais. Mais informações em https://pintofscience.com.br/events/araras.

Sobre o Pint of Science
Pint of Science nasceu em 2012, na Inglaterra, a partir da experiência de dois pesquisadores do Imperial College London que levavam o público leigo ao laboratório para apresentação das pesquisas em andamento. Com o sucesso da atividade, eles se perguntaram se, de maneira semelhante, cientistas também não poderiam sair de seus laboratórios para conversar com as pessoas, e assim nasceu o evento.

Em 2015, o festival foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. Já em 2018, o evento contou com a participação de 56 cidades no País e, em 2019, terá 87 cidades participantes, o maior número dentre os demais países. Saiba mais em pintofscience.com.br.

Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

0
13

Qual é a sua reação?

Chorar Chorar
0
Chorar
Fofa Fofa
0
Fofa
Droga Droga
0
Droga
Descurtir Descurtir
0
Descurtir
Curtiu Curtiu
0
Curtiu
Triste Triste
0
Triste
Amor Amor
0
Amor
Ganhar Ganhar
0
Ganhar
Surpreso Surpreso
0
Surpreso
hate hate
0
hate
fun fun
0
fun
Mariana Peretti

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Questionário de trivia
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Votação
Voting to make decisions or determine opinions
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Contagem regressiva
As contagens regressivas clássicas da Internet
Lista Aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista classificada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista
Meme
Upload your own images to make custom memes
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Audio
Soundcloud ou Mixcloud Incorporações
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF