Araras recebe pela primeira vez evento internacional de divulgação científica


85
9 , 85 points

De 20 a 22 de maio, acontece, pela primeira vez em Araras, o Pint of Science, evento internacional de divulgação científica que, em 2019, será realizado em 24 países com o objetivo de compartilhar e debater o conhecimento científico de forma descontraída junto ao público de bares das cidades. Em Araras, a iniciativa tem organização do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da UFSCar, com coordenação da professora Tathiane Milaré, do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME).

No dia 20 de maio, os temas abordados serão “A biodiversidade de abelhas no Brasil”, enfocando a importância desses insetos sobretudo no Brasil, considerado o maior detentor da biodiversidade de abelhas no mundo; e “Astronomia: de onde viemos e o que sabemos?”, com as recentes descobertas da área. Já no dia 21, haverá debates sobre o que é Ciência e sobre pesquisas desenvolvidas por mulheres, com a participação de cientistas que falarão sobre ressonância magnética funcional e microbiologia da fermentação alcoólica.

Por fim, no dia 22 de maio, o Pint of Science promove debate sobre as utilidades de um acelerador de partículas, com foco na construção do Sirius, sediado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, e que será o acelerador mais avançado do mundo, abrindo novas fronteiras para estudos em várias áreas do conhecimento, como Saúde, Agricultura, Arqueologia e Ciência dos Materiais. Também neste dia, haverá apresentação sobre Agricultura e mudanças do clima.

Os eventos serão realizados das 19 às 21 horas, concomitantemente em dois bares da cidade: Cevada Express Araras (Avenida Melvin Jones, 1.121, Jardim Nossa Senhora de Fatima) e Rota 330 Street bar (Rua Frederico Ruegger, 261, Jardim Cândida). Como forma de valorizar e divulgar a Ciência desenvolvida localmente, a maioria dos palestrantes atua em Araras ou em cidades próximas, como Campinas, Rio Claro e São Carlos. A programação completa, com detalhes sobre os palestrantes, está disponível no site.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, que paga apenas o que consumir nos locais. Mais informações em https://pintofscience.com.br/events/araras.

Sobre o Pint of Science
Pint of Science nasceu em 2012, na Inglaterra, a partir da experiência de dois pesquisadores do Imperial College London que levavam o público leigo ao laboratório para apresentação das pesquisas em andamento. Com o sucesso da atividade, eles se perguntaram se, de maneira semelhante, cientistas também não poderiam sair de seus laboratórios para conversar com as pessoas, e assim nasceu o evento.

Em 2015, o festival foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos. Já em 2018, o evento contou com a participação de 56 cidades no País e, em 2019, terá 87 cidades participantes, o maior número dentre os demais países. Saiba mais em pintofscience.com.br.

Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

85
9 , 85 points

Qual é a sua reação?

Chorar Chorar
0
Chorar
Fofa Fofa
0
Fofa
Droga Droga
0
Droga
Descurtir Descurtir
0
Descurtir
Curtiu Curtiu
0
Curtiu
Triste Triste
0
Triste
Amor Amor
1
Amor
Ganhar Ganhar
0
Ganhar
Surpreso Surpreso
0
Surpreso
hate hate
0
hate
fun fun
0
fun
Mariana Peretti

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Questionário de trivia
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Votação
Voting to make decisions or determine opinions
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Contagem regressiva
As contagens regressivas clássicas da Internet
Lista Aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista classificada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista
Meme
Upload your own images to make custom memes
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Audio
Soundcloud ou Mixcloud Incorporações
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF
Inline
Inline