Carnaval pode apresentar riscos a usuários de telefone celular


68
8 , 68 points

Especialista em Segurança da Informação dá dicas aos foliões para evitar fraudes online durante o feriado prolongado.

Pular o Carnaval pode se tornar uma dor de cabeça para os usuários de aparelhos celular. A disponibilidade cada vez maior de hotspots gratuitos em locais públicos para acessar a internet facilita o acesso a redes sociais, internet banking e baixar aplicativos. Para Fernando Amatte, especialista em Segurança da Informação da CIPHER, uma das portas de entrada favoritas dos hackers são as redes de Wi-Fi públicas. “Um hacker pode roubar dados de uma pessoa induzindo-a a utilizar uma falsa rede de Wi-Fi com nome igual ou similar ao da rede pública original”, informa.

Amatte ressalta outras situações que podem colocar em risco a segurança de dados dos usuários de celular, como festas ou “baladas” que são muito aproveitadas por hackers – tendo em vista o consumo de bebida alcoólica associado ao momento de distração – reduzindo a análise crítica da pessoa. “Até mesmo um ataque mais grosseiro pode funcionar nessas ocasiões”, pontua.

Além disso, é recomendada também atenção ao conteúdo baixado pela internet. Não é raro ver aplicativos que pedem acesso a recursos que não deveriam, como, por exemplo, um aplicativo de lanterna pedindo acesso à lista de usuários no aparelho celular. “Isso já é um possível sinal de atividade suspeita”, esclarece o especialista da CIPHER.

Para evitar fraudes, Amatte esclarece que o ideal é o usuário restringir a utilização de redes Wi-Fi públicas apenas para casos simples, como acessar o GPS para encontrar um endereço ou verificar a previsão do tempo. Segundo Amatte, é importante evitar o uso para acessar dados pessoais sensíveis como e-mail e internet banking, dando preferência ao uso de VPN cifrada. “Para quem gosta de tirar selfies e postar nas redes sociais, a solução menos arriscada é fazer uso dos dados da rede móvel do seu aparelho (4G e 3G)”, conclui.

 

Sobre a CIPHER

Fundada em 2000, a CIPHER é uma empresa global de segurança cibernética que oferece ampla gama de produtos e serviços. Suas ofertas são suportadas pelo melhor laboratório em segurança: CIPHER Intelligence. Os escritórios estão localizados na América do Norte, Europa e América Latina com centros de operação de segurança 24/7, complementados por parceiros estratégicos ao redor do mundo. A CIPHER é altamente acreditada como provedora de Serviços Gerenciados de Segurança (MSS) por meio das certificações da empresa como ISO 20000 e ISO 27001, SOC I e SOC II, PCI QSA e PCI ASV. A CIPHER recebeu diversos prêmios, incluindo melhor MSSP da Frost & Sullivan nos últimos quatro anos. Os seus clientes são compostos por grandes empresas e agências de governo, com inúmeros cases de sucesso. A CIPHER provê às organizações, por meio de tecnologias avançadas e especializadas, serviços que os protegem contra ameaças, enquanto gerenciam riscos e asseguram a operação através de soluções inovadoras. Para mais informações, acesse www.cipher.com

Por: Leandro Gaspar


Gosto disso? Compartilhe com os seus amigos!

68
8 , 68 points

Qual é a sua reação?

Chorar Chorar
0
Chorar
Fofa Fofa
0
Fofa
Droga Droga
0
Droga
Descurtir Descurtir
0
Descurtir
Curtiu Curtiu
0
Curtiu
Triste Triste
0
Triste
Amor Amor
0
Amor
Ganhar Ganhar
0
Ganhar
Surpreso Surpreso
0
Surpreso
hate hate
0
hate
fun fun
0
fun

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolha um formato
Questionário de personalidade
Série de perguntas que pretende revelar algo sobre a personalidade
Questionário de trivia
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Votação
Voting to make decisions or determine opinions
História
Texto formatado com incorporações e visuais
Lista
Os clássicos da Internet Listicles
Contagem regressiva
As contagens regressivas clássicas da Internet
Lista Aberta
Envie seu próprio item e vote para o melhor envio
Lista classificada
Vota ou desce para decidir o melhor item da lista
Meme
Upload your own images to make custom memes
Vídeo
Youtube, Vimeo ou Vine
Audio
Soundcloud ou Mixcloud Incorporações
Imagem
Foto ou GIF
Gif
Formato GIF
Inline
Inline